Artigo

Frutas e verduras melhoram rapidamente o bem-estar emocional

Aumentar o consumo de frutas e verduras não previne apenas obesidade, diabete, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, indica que esses alimentos são capazes de fornecer uma dose extra de sentimentos positivos.

O estudo, publicado no periódico científico Plos One, contou com a participação de 171 pessoas na faixa etária de 18 a 25 anos, divididas em três grupos. O primeiro continuou a se alimentar como de costume; o segundo deveria incluir no cardápio duas porções diárias de vegetais frescos; e o último recebeu vouchers para comprar porções prontas e lembretes via mensagens de texto a fim de facilitar a mudança de hábitos alimentares.

Leia mais: Frutas cítricas para perder peso

Antes e depois do período de teste, que durou 14 dias, os voluntários foram submetidos a uma análise de diversos aspectos relacionados à saúde emocional e bem-estar. Para surpresa dos cientistas, a segunda turma não só consumiu mais frutas e vegetais do que o proposto (em média, 3,7 porções diárias) como apresentou melhoras no que se refere à motivação, vitalidade e empolgação. O mesmo não aconteceu com o resto do pessoal.

No entanto, nenhum participante com sintomas mais contundentes de ansiedade e depressão ficou de bem com a vida nesse curto prazo. “A maioria das pesquisas que associam preparo de alimentos ao controle desse tipo de quadro é feita em longo prazo. Ou seja, é possível obter tal benefício, mas, aparentemente, não em duas semanas”, concluem os autores em um comunicado.

Redação

2 Comentários

Clique para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: