Artigo

Respire e reflita: saiba o que não dizer ao terminar uma relação

Romantic couple enjoying the sunset watching the monuments in the city center

Tem jeito fácil de colocar UM PONTO FINAL EM UMA RELAÇÃO AMOROSA? Possivelmente, não. Há, todavia, como (tentar) ser mais gentil neste momento, e poupar os corações envolvidos de potenciais grosserias e desentendimentos. “Um término vai ser sempre um término”, fala Tatiana Leite, psicóloga especializada em terapia familiar e de casal, e sexualidade humana. “Geralmente, quando se termina, as pessoas UTILIZAM A CRÍTICA COMO UM MEIO DE TRANSFERIR O PROBLEMA para o par. Nunca partem da premissa ‘o problema também é meu”.

DESAGRADÁVEL DE OUVIR

Claro que, à medida que os dois percebem que não está mais dando certo e optam, em comum acordo, por não continuarem, TUDO ACONTECE SEM MUITOS DRAMAS. Agora, quando apenas uma das partes apresenta essa resolução, a outra pode acabar sendo pega de surpresa. Por isso é necessário cuidado com o que expor, para não desencadear MÁGOAS PROFUNDAS. É preferível, inclusive, evitar declarações como:

Frases desagradáveis de ouvir não resolvem a situação e só trazem mais dor e dificuldades de superação FOTO: thinkstock

FRASES DESAGRADÁVEIS DE OUVIR NÃO RESOLVEM A SITUAÇÃO E SÓ TRAZEM MAIS DOR E DIFICULDADES DE SUPERAÇÃO FOTO: THINKSTOCK

“EU NUNCA TE AMEI DE VERDADE”

“Dá a sensação de que TUDO QUE VOCÊ VIVENCIOU COM A PESSOA FOI UMA MENTIRA, não aconteceu; o que é muito DANOSO PARA A AUTOESTIMA”, Tatiana pontua. “É como se o outro estivesse mostrando que o jeito que você expressa o amor não é amor! Vai direto na identidade, e desconstrói a forma como se pensa, age, ama”.

“NÃO QUERO TE VER NUNCA MAIS”

“É o tipo de frase que SAI NA HORA DE RAIVA”, afirma a psicóloga. “E o que costumo reforçar é que nessas circunstâncias NÃO SE DEVE TOMAR DECISÕES; a gente perde um pouco da habilidade cognitiva, de buscar outras alternativas”. De acordo com ela, a atitude denota certa IMPOTÊNCIA DE LIDAR COM AS EMOÇÕES. “Eu gosto de você, entretanto me machuca muito estar ao seu lado; logo, não quero te ver nunca mais’, quando o certo seria dizer ‘você me causa muita dor, melhor ficarmos sem nos ver por um tempo’, por exemplo”.

“VAMOS SER AMIGOS”

“Aquele que fala isso NÃO DÁ CONTA DO SOFRIMENTO, DA PERDA, de ver a tristeza alheia; se distancia, no entanto não quer ARCAR COM A CONSEQUÊNCIA DA ESCOLHA”, a especialista ressalta. “É como se pensasse: ‘eu sou o bonzinho, está tudo lindo, maravilhoso… Podemos ser amigos’. Só que a relação está terminando – é viável que isso ocorra sim, porém, depois”. Para ela, é fundamental passar pelo “RITUAL DO TÉRMINO”, realmente se afastar por um período.

É preferível ser o mais sincero e verdadeiro possível nas declarações e não jogar a culpa ou responsabilidade pelo fim no outro FOTO: thinkstock

É PREFERÍVEL SER O MAIS SINCERO E VERDADEIRO POSSÍVEL NAS DECLARAÇÕES E NÃO JOGAR A CULPA OU RESPONSABILIDADE PELO FIM NO OUTRO FOTO: THINKSTOCK

“NÃO QUERO UM RELACIONAMENTO AGORA”

“Isso é muito ruim porque cria uma expectativa. Esta pessoa já está com uma determinação interna, enquanto que a sua parceira está tentando de tudo, efetuando mudanças, querendo agradar”. O fato, segundo Tatiana, leva a uma SENSAÇÃO DE ENGANAÇÃO, afinal, novamente, entra no aspecto de estar EXPERIENCIANDO UMA FARSA, AMAR SOZINHA e SER PASSADA PARA TRÁS.

“VOCÊ MERECE ALGUÉM MELHOR QUE EU”

“Você usa isso como se fosse gentil, contudo está jogando a responsabilidade para a companheira”. O ato é, basicamente, uma desculpa. “A gente tem que entender que isso é um processo, na verdade, de crescimento, o qual deveria VALER COMO REFLEXÃO PARA MELHORAR NO PRÓXIMO RELACIONAMENTO”, a expert aponta.

“VAMOS ENCERRAR ASSIM PARA VOCÊ NÃO SOFRER” ou “Foi bom, mas acho que é melhor cada um ir para o seu lado”

Antes de engatar outro relacionamento é bom parar, refletir sobre o que não deu certo e se organizar internamente para mais uma etapa amorosa FOTO: thinkstock

ANTES DE ENGATAR OUTRO RELACIONAMENTO É BOM PARAR, REFLETIR SOBRE O QUE NÃO DEU CERTO E SE ORGANIZAR INTERNAMENTE PARA MAIS UMA ETAPA AMOROSA FOTO: THINKSTOCK

“Assim você só está justificando um contexto e não quer falar sobre ele – até porque está sendo difícil”. Tatiana recomenda EXPRESSAR A VONTADE COM O MÁXIMO DE SINCERIDADE. “Mas de modo positivo, por exemplo: ‘não está funcionando e talvez não consigamos fazer diferente. Então, é melhor nos separarmos e buscarmos outros caminhos’”.

DIGNIDADE ACIMA DE TUDO

Uma vez que as cartas não são dispostas na mesa, o que ficou subentendido, mal-entendido ou escondido vira raiva, ressentimento e muito medo depois. Os vínculos afetivos servem para amadurecer, ela comenta. Buscar reverter o cenário com discursos que beiram o desespero – “EU POSSO MELHORAR, mudar por você” e, ainda, “O QUE EU DEVO FAZER PARA A GENTE CONTINUAR JUNTO” – não são nada saudáveis, pois podem resultar em promessas irreais e que não chegarão a ser cumpridas posteriormente.

Fora que “cutucar” com clichês tipo “VOCÊ TEM OUTRA?” ou “POR QUE ELA TE FAZ FELIZ E EU NÃO?”, influencia diretamente no AMOR-PRÓPRIO. “Você se coloca em uma POSIÇÃO DE INFERIORIDADE – e começa a se questionar, se comparar e buscar um ‘defeito de fábrica’. Às vezes, não foi você: a união que não deu certo. É preciso parar, se organizar internamente para ir adiante”. Senão, corre-se o risco de repetir tais padrões de frustração lá na frente.

 

%d blogueiros gostam disto: